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API de telefonia – Você sabe o que é e como utilizar?

2 de novembro de 2020sonaxblogFique por dentro.Nenhum comentário

Atualmente é possível contar com vários recursos para digitalizar todas as áreas do seu negócio, desde a gestão financeira até o atendimento. E é no atendimento, essa área fundamental para interagir com os clientes, que a API de telefonia surge como uma solução.

Graças a ela você tem condições de otimizar o sistema de telefonia de sua empresa e agilizar o atendimento aos consumidores.

Saiba o que é API

O API vem da sigla em inglês Application Programming Interface. Esse termo quer dizer Interface de Programação de Aplicações. Ainda assim ficou em dúvida? Pois então, para explicar melhor, podemos dizer que essa interface consiste em um conjunto de instruções e padrões construídos para acessar um sistema ou aplicativo.

De uma forma geral, elas servem para promover a integração de sistemas bem distintos um do outro. Um exemplo disso é o Facebook e o aplicativo Uber. 

Na hora que o usuário efetua cadastro no Uber, aparece a alternativa de se registrar com o telefone celular. Mas vários usuários preferem clicar no botão referente ao login com o Facebook. Esse botão normalmente costuma permanecer logado no computador e nos smartphones de muitas pessoas.

Outro exemplo prático da utilização de uma API é quando um site possui um mapa do Google Maps.

Telefonia 4.0 – Entenda mais sobre ela neste post

Conhecendo a API de telefonia

No caso da telefonia, o uso de uma API possibilita várias funções, além de integrar um sistema. As APIs de telefonia possibilitam, por exemplo, personalizar o seu PABX facilitando a sua integração. Diante disso, o seu negócio irá contar com vários benefícios, tais como melhorar a produtividade e otimizar o serviço de atendimento aos clientes.

Uma vantagem prática do que a API de telefonia pode trazer para a sua empresa é possibilitar inserir um botão que permite efetuar uma ligação imediata. Com isso não há a necessidade de você digitar um número de telefone no site ou aplicativo.

Além disso, vale ficar por dentro de outros modos para utilizar a API de telefonia em sua empresa. Vamos ver como a API de telefonia pode ser usada? 

Elaborar avisos para os clientes

Será possível enviar torpedos de voz com alertas de confirmação de pagamento, anunciar uma promoção ou o lançamento de um produto.

Lugares que necessitam de marcação de atendimento também utilizam muito esse serviço, uma vez que é possível lembrar a pessoa do horário em que será atendida. E, ainda pedir a confirmação ou executar o cancelamento do atendimento.

Gerenciar o fluxo de chamadas

É possível estabelecer alguns parâmetros em seu CRM, permitindo a integração dele com uma URA. Com isso se torna viável o gerenciamento e o direcionamento das chamadas telefônicas.

Analisar a produtividade e as métricas 

E falando em integração com o CRM, se torna possível também avaliar em quais os horários o seu negócio recebe mais ligações, o tempo de duração de cada uma e o tempo médio de espera de um atendimento.  

Por falar em integração e CRM, entenda mais sobre com um SGI pode modernizar sua empresa

De posse de tais dados você poderá criar métricas que irão auxiliar a elaborar estratégias e melhorar o atendimento.

As vantagens do API de telefonia são várias

Ela é uma tecnologia que cada vez mais se torna essencial para qualquer negócio, ainda mais no atual contexto digital.

E aí, o que você acha de modernizar o atendimento da sua empresa utilizando um API de telefonia?

: api telefonia, integração, voip

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