

A comunicação e o modo como a empresa interage com os clientes sempre foi um elemento fundamental para que qualquer negócio seja bem sucedido.
Por meio de eficientes canais de comunicação é possível promover um bom atendimento, sanar as principais dúvidas dos consumidores e, com isso, assegurar o engajamento do público com a marca.
Agora na era digital a situação não é diferente. Inclusive é importante lembrar que as ferramentas atuais permitem que vários canais sejam disponíveis para o público, ou seja, vários caminhos podem conduzir o público para o seu negócio. Basta ter uma boa estratégia para eles.
Nesse contexto, há o e-mail marketing, que permite a segmentação e uma eficiente captação de leads. Há também os sites e as redes sociais, que possibilitam consolidar uma boa presença digital.
A telefonia, que sempre teve um papel de destaque em qualquer negócio, também permanece relevante. E é sobre isso que iremos ver neste breve artigo.
Telefonia na transformação digital – A hora de ir para as nuvens
A Computação em Nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é um dos alicerces do atual momento da tecnologia, especialmente quando se fala em transformação digital.
Veja aqui os benefícios que um sistema de call center em nuvem pode oferecer
Várias empresas que querem otimizar os seus processos de comunicação e atendimento devem adotar os recursos da Computação em Nuvem. A telefonia é uma delas.
O sistema de telefonia por nuvem, também chamado de telefonia cloud, funciona por meio da internet. Além disso, ela permite o atendimento por aparelho telefônico convencional, pelo computador, por tablet, smartphone e demais dispositivos.
Se na telefonia tradicional a transmissão de voz é realizada entre dois pontos fixos por cabos de cobre conectados em uma central, o sistema de telefonia cloud utiliza serviços e recursos a partir das redes da internet.
Isso contribui de várias formas para a digitalização de qualquer negócio. Logo abaixo podemos entender quais são esses benefícios mais evidentes.
Mobilidade
A telefonia digital permite maior mobilidade para os usuários. Isso facilita o atendimento aos clientes e a também beneficia a produtividade dos colaboradores. Um dos exemplos disso é a possibilidade Home Office.
Boa relação entre custo e benefício
A telefonia em nuvem também contribui para o empreendimento por meio da redução de gastos. Pois pelo fato de usar a internet, as ligações realizadas entre a matriz e filial não geram cobrança.
Não dá para descartar também a possibilidade das ligações serem registradas e integradas com sistemas de CRM. Isso facilita ainda mais a gestão.
Atendimento mais qualificado
A telefonia em nuvem ajuda na transformação digital tornando otimizando o atendimento, se adaptando com a agilidade que o cliente da era digital exige.
Entenda como oferecer um atendimento 5 estrelas neste post
A telefonia exerce um papel fundamental para contribuir com a transformação digital
Por meio da digitalização da telefonia em uma empresa é possível obter uma série de vantagens, tornando o seu atendimento muito mais eficiente.
Portanto, quando se fala em transformação digital de um negócio, boa parte dela tem relação com a telefonia.
É por isso que modernizar esse setor da empresa é uma maneira de manter a empresa mais competitiva e conectada com a realidade do consumidor moderno.