Com a criação da nova regra da Anatel, as empresas que trabalham com telemarketing ativo e mensagens eletrônicas gravadas que oferecem serviços e produtos em ligações, devem incluir o prefixo 0303 obrigatoriamente antes do número usado para efetuar a ligação. Por enquanto, a agência implementou o prefixo 0303 apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de uma linha de celular. Mas a partir de junho também entra em vigor para as chamadas originadas de linha fixa. Com essa nova realidade, as empresas de telemarketing ativo vivem um novo cenário.
0303: Como funciona e o que é
Ele foi criado através de determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ato nº 10.413. Que fala que empresas que ofertam serviços por telemarketing ativo deverão usar o código 0303! Com esse número, o consumidor poderá identificar as chamadas de telemarketing. Podendo assim decidir se querem atender ou não a ligação.
Como eram as ligações de telemarketing
Antes da determinação da Anatel, as empresas que atuam com telemarketing ativo conseguiam ligar para seus clientes sem essa identificação. Dessa maneira, conseguiam obter maiores índices de ligações e de resultados para suas campanhas de ofertas de produtos. Porém, o número excessivo de ligações optadas por empresas de telemarketing que priorizavam campanhas mais agressivas de telefonia em detrimento de boas práticas no contato com seus clientes. Ocasionado a insatisfação e inúmeras reclamações de clientes, resultaram primeiramente na criação pela Anatel do Cadastro Nacional do “Não me Perturbe” e consequentemente na criação do uso do prefixo 0303.
Qual o impacto trazido pela nova regra do 0303
Segundo entidades ligadas ao setor de telemarketing como a Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), o prefixo 0303 da Anatel pode gerar um grande risco de afetar empresas do ramo e, no fim das contas, prejudicar o próprio consumidor. Pode também ocasionar ao desemprego de empresas do setor.
Punição para as empresas de telemarketing ativo que não cumprirem
Conforme a norma que regulamenta o uso do 0303, as empresas de telemarketing ativo que não usarem o prefixo, estão sujeitas ao bloqueio do recurso de ligação. Além de identificar chamadas com o novo prefixo. As operadoras devem permitir que clientes incomodados com as ligações de telemarketing possam solicitar previamente o bloqueio dos números usados nas campanhas.
Novas estratégias para as suas campanhas
Soluções como o uso de chatbot e o envio de sms em massa, podem ser uma importante alternativa para as empresas de telemarketing manterem um bom índice de suas campanhas. O SONAX CHAT é a plataforma de Chatbot da Sonax, o seu novo Bot de Webchat e WhatsApp, que irá automatizar seus atendimentos por chat e distribuir ele para todos os seus operadores. Confira no artigo API WhatsApp Oficial: Entenda Mais! Nós te ensinamos tudo! tudo sobre o uso do WhatsApp Business.
Contrate seu número 0303 com a Sonax
Tendo em vista o novo cenário da telefonia, mas propriamente das empresas de tele marketing ativo, a Sonax se preparou com uma grande estrutura de números 0303 para atenderem as demandas de todos clientes. Já estamos ofertando o 0303. Se sua empresa ainda não se adaptou as novas exigências. Corra que ainda dá tempo! Entre já em contato com um de nossos especialistas e como contratar um 0303.
Sobre a Sonax
A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.
Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.
Nossos produtos: PABX em Nuvem, Call Center em Nuvem, Terceirização de tele atendimento. Chatbot, URA Inteligente, Números 0800, 4003 e Virtuais, Envio de SMS, SIP Trunk Ativo.
Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
- Como Deixar o WhatsApp Mais Seguro e Com Maior Proteção? - 4 de outubro de 2024
- Comunicação Omnichannel: Estratégias de Empresas Modernas - 9 de setembro de 2024
- Disparo de SMS em Massa: Estratégias Eficazes para Empresas - 6 de setembro de 2024