• Início
  • Soluções
    • PABX em Nuvem
    • PABX em Nuvem Limitado
    • Call Center em Nuvem
    • Terceirização de Tele Atendimento
    • Sonax Omnichannel
    • Automação com o Xbot
    • Números Virtuais
    • Envio de SMS
    • Números 0800
    • Números 4003
    • Equipamentos
    • SIP Trunk
  • Sobre Nós
  • FAQ
  • Contato

Blog

Início Fique por dentro. 5 dicas para reduzir os custos com a manutenção de PABX na sua empresa

5 dicas para reduzir os custos com a manutenção de PABX na sua empresa

19 de agosto de 2019sonaxblogFique por dentro.

O PABX é uma ferramenta que pode trazer bastante economia para a sua empresa. Com ela, é possível fazer a distribuição e gerenciamento de ramais internos de forma mais rápida e eficiente, trazendo menos gastos com telefonia e aumentando a efetividade da comunicação interna e externa. Por isso, confira cinco dicas para reduzir custos com a manutenção de PABX na sua empresa.

1 – Faça a manutenção preventiva

Essa dica é excelente para a redução de custos gerais da empresa, não importa o equipamento e a situação. A manutenção preventiva é a prática de fazer manutenções recorrentes, com uma frequência ideal, de modo a se antecipar aos possíveis problemas.

Com essa manutenção, os equipamentos ficam em funcionamento por muito mais tempo. Além disso, ela tende a ser muito mais barata do que os outros tipos de manutenção, já que os reparos são menores, pois o problema ainda não se agravou.

2 – Faça atualização dos softwares constantemente

Uma dica um pouco mais próxima do PABX. Os softwares são os programas que mantém o sistema funcionando, por isso, é preciso garantir que eles estão constantemente atualizados. Sem isso, é possível que a rede não opere a sua capacidade máxima, além de permitir brechas de segurança que seriam resolvidas pelo update.

3 – Considere a alternativa da nuvem

O PABX é uma tecnologia em constante evolução. Atualmente, a tecnologia avançou de uma forma que é possível usar a própria nuvem para manter o sistema. Ou seja, ele fica em um servidor remoto e a sua empresa o acessa pela internet.

Essa é uma forma de economizar muito com manutenção, praticamente eliminando todos os custos, já que quem é encarregado das atualizações e da manutenção dos equipamentos é o provedor do servidor.

4 – Conscientizar os funcionários

A manutenção do patrimônio empresarial é uma colaboração de todos na empresa. Desde o gerente até o funcionário, principalmente, que tem um contato mais direto com o equipamento. Portanto, esclareça para todos os membros da equipe a importância de ficar atento a qualquer falha.

O ideal é, sempre que possível, documentar cada falha no sistema. Assim, é possível avaliar as condições em que elas ocorreram, para evitar que elas se repitam.

5 – Procure a verdadeira causa do problema

Muitas empresas ficam com o sistema de telefonia mudo, em determinado momento. Imediatamente entram em contato com a manutenção que resolve o problema e pronto, todos estão satisfeitos. Já passou por essa situação?

Essa prática de “apagar incêndios” não é a melhor forma de fazer a manutenção do PABX ou de qualquer outro sistema telefônico.

Se não for encontrada a raiz do problema, é muito provável que ele surja novamente. Sendo assim, a empresa perde dinheiro com o tempo que o sistema fica indisponível, precisando arcar com uma nova manutenção, além de manchar um pouco a relação com a prestadora de serviço.

Por isso, o melhor jeito de reduzir custos durante a manutenção é encontrar o motivo do problema. Pode ser, por exemplo, que a estrutura de cabeamento para telefonia não seja boa o suficiente, o que quer dizer que o problema irá acontecer novamente.

Gostou das dicas? Com elas, a manutenção do PABX é ainda melhor, aumentando ainda mais a sua eficiente por um custo bem menor. Quer entender melhor como ele funciona ou encontrar a solução ideal para a sua empresa? Então entre em contato conosco por telefone ou deixe um recado no nosso click2call.

  • Sobre
  • Últimos Posts
sonaxblog
sonaxblog
sonaxblog
Últimos posts por sonaxblog (exibir todos)
  • O que é omnichannel e por que ele transforma a relação com seus clientes - 21 de maio de 2025
  • Como Deixar o WhatsApp Mais Seguro e Com Maior Proteção? - 4 de outubro de 2024
  • Comunicação Omnichannel: Estratégias de Empresas Modernas - 9 de setembro de 2024

Artigos Relacionados

PABX Virtual: Entenda o que é e como ele pode ajudar nos seus negócios

13 de fevereiro de 2019sonaxblog

PABX Virtual: Como esse sistema pode tornar-se uma estratégia de atendimento?

25 de fevereiro de 2019sonaxblog

Dica para reduzir custos com telefonia.

8 de março de 2018sonaxblog

Faça uma visita

Matriz

Rua Juca Procopio, 268
Bairro dos Rodoviários
Caratinga – MG – 35302-025

Belo Horizonte

Av. Barão Homem de Melo, 4500
Bairro Estoril
Belo Horizonte – MG

Entre em contato

0800 591 5000
[email protected]

Mapa do site

• Ínicio
• FAQ
• Sobre Nós
• Blog
• Trabalhe Conosco
• Contato

Legal

• Política de Cookies
• Política de Privacidade

2023 © Sona Voip Telecomunicações Ltda – Todos os direitos reservados. | CNPJ: 11.833.079/0001-58