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Descubra Como Melhorar a Qualidade de Voz em VOIP

23 de janeiro de 2019sonaxblogFique por dentro.

Se você está acessando este post com certeza teve problemas com qualidade em ligações voip. Os problemas são diversos como: Voz robotizada, ligação chiando, ligação muda e queda na ligação.

A resolução destes problemas pode ser mais simples do que parece. Siga os tópicos abaixo para a solução de cada tipo de problema.

Voz Chiando

Como o voip é uma linha digital não há a possibilidade de gerar chiados em suas ligações, porém seus dispositivos físicos como alto-falante e microfone podem gerar estes problemas. Verifique as dicas a baixo do que pode ser feito:

  • Headset Apropriado: Para garantir uma qualidade de voz é necessário utilizar fones apropriados. Separamos um post exclusivo com dicas de como escolher seu Headset Clique Aqui;
  • Troca do Dispositivo: Tenha sempre um fone extra para fazer testes.
  • Sensibilidade do Microfone: Caso utilize seu ramal no computador há a possibilidade de ajustar a sensibilidade dos fones como na imagem abaixo.

  • Equalização do Headset: Equalize seu fone de ouvido e melhore ainda mais a qualidade Clique Aqui

Voz robotizada, ligações muda e queda na Chamada

O que é “normal” para Latência e Perdas de Pacote?

Latência

A Latência pode ser entendida como o atraso no envio de pacotes de dados de um ponto para outro. (Do seu computador para web site por exemplo). Para se medir uma latência é considerado o tempo gasto para o envio de um pacote que é devolvido para o remetente, ou seja tempo de ida e volta (ping).

O que pode ser considerado uma latência normal?

Com o PingPlotter além do medidor de índice de latência é possível avaliar os índices de cores (verde, amarelo e vermelho) para ter uma referência básica.

Para conexões de internet cabeada (recomendada para utilização do voip) pode ser considerado aceitável:

  • Modem a Cabo: 5 há 40 ms;
  • DSL: 10 há 70 ms;
  • Modem dial-up: 100 a 220 ms;

Os dados trafegam a 192 km por ms em uma conexão de internet. Como a informação é enviado e recebida, podemos denotar que é gasto em média 1 ms de latência cada 96km entre você e o destino.

Perda de Pacote

Quando se é notado perdas de pacotes no IP final do destino é algo para se considerar um possível problema. Perdas de pacote a cima de 2% em um período de tempo é um indicador de falhas. Os protocolos de internet são capazes de solucionar partes destas perdas, deste modo não precisa de preocupar caso a perda seja inferior há 5%.

RESOLVENDO OS PROBLEMAS

Caso tenha problemas em seu voip (voz picotando, ligações mudas e queda de chamadas) a internet é um forte indicador.

Mantenha o PingPlotter aberto para consultar seus dados entendendo melhor o problema

1 . Abra o ping plotter nos domínios ipbx.sonax.net.br e sip.sonax.net.br

2 . Quando notar problemas na qualidade da voz anote o número e horário da ligação;

3 . Verifique os dados do PingPlotter no horário que anotou o problema analisando a latência e perdas de pacotes.

 

Exemplo de problema

 

4 . Caso realmente ocorreu alta latência ou perda de pacote, verifique o IP final e vá até encontrar um salto que não mostre os problemas que seu destino final está mostrando.

Exemplo de problema

 

5 . Depois de Identificar isso você saberá de onde provem o problema. Deste modo entre em contato com seu ADM de rede ou provedor de internet para resolver o problema.

Não Sabe como Instalar o PingPlotter? Clique aqui

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