O Call center podem operar de três maneiras: outbound, inbound e blend. Saiba quais as vantagens e desvantagens de cada uma.
Dependendo de qual for o objetivo do call center, os operadores podem proceder entrando em contato com os clientes, atendendo chamadas destes, ou atuando das duas formas, tanto efetuando como recebendo ligações. Cada um desses modos de atuação tem um nome técnico: outbound, inbound e blend.
Call center Outbound
O outbound é aqueles onde os operadores entram em contato com os clientes, geralmente oferecendo produtos e serviços ou recuperação de crédito. Em geral, esse tipo opera com discadores automáticos, os chamados discadores preditivos (linkar para post sobre discadores preditivos), que gerenciam as ligações visando a maior produtividade. Mas, em alguns casos, principalmente em center de menor escala, que não trabalham por campanha, a discagem pode ser feita manualmente pelos atendentes.
Call center Inbound
O inbound é o aquele que a equipe de atendentes apenas recebe as ligações dos consumidores. É o caso dos SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Os operadores aguardam o contato espontâneo dos clientes, que telefonam para reclamar ou sanar dúvidas quanto a algum produto, ou serviço. Os atendentes desse tipo devem estar capacitados para responder qualquer pergunta, além de aproveitarem as oportunidades para oferecer novos produtos, planos ou serviços.
Call center blend
O tipo blend é aquele em que circula chamadas ativas e receptivas. Isso significa que os atendentes tanto realizam como recebem ligações, portanto, precisam estar aptos para responder questionamentos, solucionar problemas, receber reclamações e oferecer novos produtos. Esse tipo é comumente aplicado no setor de vendas, onde os operadores precisam buscar clientes ativamente, realizando as chamadas, mas também necessitam atender os clientes que entram em contato.
Qual o melhor plano para você?
Quanto mais a fundo você entender os processos que compõem a rotina, melhor você consegue administrá-lo para obter a maior produtividade possível em menos tempo. Há muitas funcionalidades disponíveis nos planos de call center virtual para que você possa administrar sua equipe de operadores. Confira as opções do Sonax no nosso site!
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