Introdução
A jornada do cliente é muito importante na hora de gerenciar o fluxo por onde o cliente passará até efetuar a compra e também após a compra, isso também considerando a possibilidade de retorno do cliente.
Por exemplo, o cliente entra em uma loja, e anda pela loja a procura do produto que entrou para procurar, experimenta alguns, olha outros, pergunta o preço, vai ao caixa, compra ou não algo e sai. Isso tudo e mais outros pontos é a Jornada do cliente.
O que é a Jornada do Cliente?
A Jornada do cliente é todo o processo e fluxo realizado pelo cliente no seu contato com a empresa, as empresas que entendem deste processo consegue coletar a maior quantidade de dados possíveis para utilizar a favor da experiência do cliente.
Otimizar essa experiência que o cliente tem no seu processo com a sua empresa, garante um diferencial que garante a sua empresa um destaque e dessa forma adquire feedbacks positivos aumentando a prova social e cases de sucesso da sua empresa.
Etapas da Jornada do Cliente
As Etapas dessa Jornada são divididas nas seguintes:
- Conscientização
- Consideração
- Decisão
- Fidelização
Entenda como cada uma dessas etapas funciona:
Conscientização: É a etapa no qual o cliente entra na loja e ainda não sabe, qual dos produtos solucionará sua dor, suprir sua necessidade. Então ele está se conscientizando do que quer, por exemplo: você gostaria de um hambúrguer e já tem um restaurante favorito, você imediatamente liga para ele, ou manda mensagem. Você já é consciente do que quer e de onde comprar.
Consideração: Como o caso do restaurante, você já o vê como o seu lugar favorito, o processo de consideração foi muito rápido, mas supondo que ele esteja fechado no dia, qual você optará? Se já conhece outras lanchonetes, pensa ou na que melhor atende, na mais barata ou na mais gostosa, esse pensamento são a etapa de consideração.
Decisão: Agora que comparou todas as opções você toma a atitude e entrar em contato com o restaurante desejado, e se eles fizerem um hambúrguer melhor, mais rápido e mais barato que o seu lugar favorito, eles podem acabar gerando a próxima etapa, a Fidelização.
Fidelização: Como o próprio nome já diz, é os meios que a empresa utiliza para melhorar a experiência dos clientes a cima dos concorrentes, ou se tornando uma marca que torna fã os seus clientes.
Assim Fidelizando o cliente e o trazendo de volta várias vezes.
Mapeamento da Jornada do Cliente
- Ferramentas e Técnicas
Muitos Exemplos de Ferramentas e Técnicas para adotar e implementar a Jornada do cliente é os CRM’s ou a documentação de dados dos clientes, como Nome, endereço, e-mail, telefone, data de aniversário e muitos outros dados que podem ser utilizados.
Antes do Feedback temos o sucesso do cliente.
Por exemplo, na etapa de fidelização temos os feedbacks.
- Exemplos Práticos
Para exemplos práticos que tal conferir uma nova funcionalidade do sistema Sonax, que automatiza e sincroniza plataformas?
Como enviar o histórico de conversa para o seu CRM sempre que finalizar o chat
Como configurar para enviar o histórico de atendimento para seu CRM sempre que finalizar um atendimento via chat no Sonax Chat.
A funcionalidade permite que configure um disparo de webhook em filas de atendimento do Sonax Chat.
Em todo encerramento de atendimento via chat, seja encaminhado para o CRM os dados de histórico deste chat, juntamente com dados do contato.
Segue abaixo uma vídeo aula e também o passo a passo detalhado desta função:
Para saber mais clique aqui.
Conclusão: Jornada do Cliente
Entender e mapear a jornada do cliente é crucial para oferecer um atendimento de qualidade e fidelizar os clientes. Utilize os dados, personalize a experiência, automatize processos e colete feedback para melhorar continuamente a jornada do cliente.
Sobre a Sonax
A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e, além disso, o WhatsApp, Instagram e Telegram e chamada de voz tudo no nosso Sonax Omnichannel, dessa forma conectando pessoas há 20 anos.
Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio.
Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.
Oferecemos uma ampla variedade de produtos, tais como: PABX em Nuvem, Call Center em Nuvem, Terceirização de tele atendimento, chatbot, URA Inteligente, Números 0800, 4003 e Virtuais, Envio de SMS e SIP Trunk Ativo.
Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa.
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