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Pesquisa de Satisfação: Como usar em seu Benefício

13 de março de 2020sonaxblogGestão e Estratégia, Planejamento

Primordialmente, é de conhecimento que todo empreendedor deve conhecer, que os clientes são uma das principais engrenagens que movimentam seu negócio. Afinal, sem os clientes não há para quem vender. Enfim, nem haveria negócio. Sendo assim, a pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta.

Com a pesquisa é possível determinar como está o grau de satisfação do cliente. Isso então se torna uma estratégia básica para o desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Na Pesquisa de Satisfação é primordial ficar atento ao feedback do cliente. Conforme esse retorno é tão valioso que se torna um guia. Dessa maneira auxiliando quais os passos serão dados para o empreendedor encontrar melhores oportunidades e, consequentemente, manter o cliente sempre satisfeito.

A implementação de uma pesquisa

Sobretudo, através de diversas maneiras é possível aplicar a pesquisa de satisfação do cliente. Ferramentas para isso não faltam. Pois, para realiza-la é possível obter informações das: redes sociais. Telefone. Anúncios. Sites. Mensagens SMS. Enfim, qualquer outro método que viabilize o contato entre empresa e cliente.

Bem como, é recomendável ao elaborar o conteúdo da pesquisa. Prestar bastante atenção. Ter muito cuidado. Em suma, de maneira bem específica elaborar a pesquisa voltada para o segmento de atuação da sua empresa. Conforme também, através dos KPIs (que são os indicadores-chave de desempenho). É possível abordar detalhes muito importantes para serem abordados na pesquisa.

Assim, um desses indicadores de desempenho é o Net Promoter Score, criado nos Estados Unidos. Sendo que ele então demonstra assim bastante eficiência para avaliar o grau de satisfação dos usuários. Em síntese, para isso, ele avalia os níveis de satisfação em escalas de 0 a 10.

Utilizando os dados da pesquisa a favor do seu negócio

Em primeiro lugar, é fundamental elaborar um planejamento estratégico para uma coleta de dados eficiente. Capaz de apontar quais dados necessitam ou não ser coletados. 

Você deve procurar saber quais métricas e tags merecem valor, assim como quais canais serão utilizados, tais como e-mail, SMS, Widget, WhatsApp e mais uma ampla variedade deles.

Organize sua base de clientes

Nesse sentido, diante de uma boa coleta de dados você pode melhorar o seu negócio através de procedimentos bem simples. Tais como: organizar a sua base de clientes. Alinhar a sua abordagem de aproximação considerando o perfil desses consumidores. Afinal, resolvendo assim, problemas que os clientes relatarem.

Mantenha dados atualizados 

Além disso, é essencial manter os dados devidamente atualizados. Sendo assim, sempre avalie e atualize os dados básicos de contato. E quando necessário, acrescente informações a respeito do seu consumidor.

Segmente e personalize 

Diante dos dados obtidos e atualizados. Trabalhe com estratégias de marketing adequadas para cada perfil de cliente. Ficando atento aos seus comentários. Conquistando assim então cada vez mais a confiança do seu público consumidor.

Identifique más experiências 

Ao possuir os dados, é necessário identificar o cliente que teve uma experiência ruim ao longo da jornada e adotar maneiras de beneficiá-lo, mostrando que o seu negócio se preocupa com a questão do pós-atendimento e o bem-estar do seu público.

A pesquisa de satisfação é muito importante para saber melhorar a experiência de seus clientes
A pesquisa de satisfação é muito importante para saber melhorar a experiência de seus clientes

A pesquisa de satisfação do cliente é necessária em qualquer negócio

Não importa o segmento da sua empresa, o fato é que a coleta dos dados obtidos em uma pesquisa de satisfação auxilia o crescimento do seu negócio e destaca o seu trabalho diante dos concorrentes.

Por essa razão, adote o método de pesquisa de satisfação mais adequado para o seu cenário e transforme esses dados em diferenciais de verdade. 

Sobre a Sonax

A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.

Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.

Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

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