![](https://blog.sonax.net.br/wp-content/uploads/2020/09/telefonia-4.0-1024x683.jpg)
![](https://blog.sonax.net.br/wp-content/uploads/2020/09/telefonia-4.0-1024x683.jpg)
Em primeiro lugar é difícil imaginar o que seria o mundo hoje sem a telecomunicação. Afinal, Como seria realizar e fechar negócios? Como seria avisar sobre uma simples reunião? Se o mundo está na era digital, a telefonia ajudou a pavimentar esse caminho. Falaremos aqui das novas tendências quando o assunto é comunicação.
Hoje em dia, por exemplo, já se fala em um estágio avançado da tecnologia em telefonia, que é a telefonia 4.0.
Para entender melhor o que ela é. Como ela funciona, atualmente. Vale dar uma olhadinha para o passado.
Antes de tudo a primeira geração de telefonia foi puramente analógica. Primeiramente nasceu no século XIX e dominou boa parte do século XX. A segunda geração introduziu o PABX. Um sistema que permite realizar a interligação entre os ramais de uma mesma empresa.
Como resultado, graças a ele, não é necessário contar com uma operadora de telefone para realizar todas as suas comunicações internas.
O passo seguinte da evolução foi a terceira geração, em que o sistema digital conquistou ainda mais terreno. Por fim, foi nesse contexto que surgiu o PABX Virtual, que consiste em um sistema de telefonia em nuvem, tornando a comunicação mais eficiente.
Veja aqui como terceirizar o seu atendimento com Home Call Center
Assim, a quarta geração, a atual, é a telefonia 4.0, a era da telefonia IP, que utiliza a internet para o envio e o recebimento de chamadas, transformando voz em dados.
As características da telefonia 4.0
A atual fase da telefonia é evidenciada pela digitalização e o uso da Computação em Nuvem. Além disso, ela é caracterizada também pela tecnologia VoIP.
Essa tecnologia possibilita que ligações sejam efetuadas via smarpthones, tablets e desktops, tornando a comunicação ainda mais versátil e eficiente.
Além do mais, ela conta com outras características que a tornam indispensável para que uma empresa seja competitiva e, principalmente, preste um atendimento adequado aos seus clientes. Vamos ver mais?
![Tendências da Telefonia 4.0](https://blog.sonax.net.br/wp-content/uploads/2021/07/Imagens-menores-13-1024x340.jpg)
Tendências de uma comunicação cada vez mais móvel
Em síntese, pelo fato de que voz e dados são administrados de modo ‘online’, a atual telefonia 4.0 conta com sistemas que podem ser utilizados em qualquer lugar, tanto em casa, quanto no trabalho ou, até mesmo, durante o caminho ao trabalho.
Do mesmo modo, a tendência é que, cada vez mais, os serviços sejam otimizados, com capacidade de serem feitos com mais facilidade e de qualquer lugar.
As tendências do atendimento melhorado
Em suma, a telefonia 4.0 possui tecnologias que proporcionam um atendimento de qualidade ao cliente. Isso ocorre através de recursos como URA, capacidade de configurar e personalizar mensagens e demais vantagens.
Call Center Virtual | Veja aqui quais as funcionalidades que deve ter
A tendência é otimizar a interação com os clientes, ainda mais que as empresas cada vez mais vão depender de recursos digitais para abordar os clientes de forma rápida e com qualidade.
Tendências de escalabilidade elevada
A telefonia 4.0 conta com a tecnologia PABX IP, que fica hospedada em data centers. A vantagem é aumentar o desempenho sem a necessidade de obter equipamentos e infraestrutura maior.
Isso é um benefício, pois aumenta a capacidade sem a necessidade de aumentar também os custos.
A telefonia 4.0 é um estágio avançado das telecomunicações
A tendência para o futuro próximo é que ela traga ainda mais recursos, ainda mais somada à automação de processos que cada vez mais se torna fundamental.
Portanto, para que um negócio realmente possa dizer que faz parte do século XXI, é necessário investir nos benefícios que a telefonia 4.0 proporciona.
Sobre a Sonax
A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.
Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.
Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.