• Início
  • Soluções
    • PABX em Nuvem
    • PABX em Nuvem Limitado
    • Call Center em Nuvem
    • Terceirização de Tele Atendimento
    • Sonax Omnichannel
    • Automação com o Xbot
    • Números Virtuais
    • Envio de SMS
    • Números 0800
    • Números 4003
    • Equipamentos
    • SIP Trunk
  • Sobre Nós
  • FAQ
  • Contato

Blog

Início Telefonia SIP Trunking: Saiba sobre o seu significado e funcionamento

SIP Trunking: Saiba sobre o seu significado e funcionamento

5 de agosto de 2020sonaxblogTelefonia, Ferramentas

Dessa forma, não faltam alternativas quando o assunto é utilizar ferramentas capazes de viabilizar e melhorar a comunicação da sua empresa. Uma dessas tecnologias é o SIP Trunking. 

Sobretudo, para compreender melhor como funciona e como pode ajudar, é preciso entender primeiro o que significa a sua nomenclatura. SIP, nesse caso, é a sigla em inglês para Session Initiation Protocol, ou Sessão de Iniciação de Protocolo. 

Já o “Trunking” vem do inglês “trunk”, que quer dizer tronco ou entrocamento. Sendo assim, podemos dizer que a tecnologia “Tronco SIP”, é um formato que possibilita o recebimento de ligações de telefone, voz, vídeo e mensagens diretamente de uma linha telefônica virtual. 

Ele é como uma linha telefônica, contudo proporciona mais vantagens pelo fato de que dispensa um fio físico, possibilitando que as empresas realizem e recebam ligações utilizando linhas telefônicas virtuais fornecidas por um provedor de tronco SIP.

Além disso, ainda que tenha sido concebido com foco na telefonia, o SIP pode auxiliar diferentes tipos de negócio, tais como lojas e escritórios, por exemplo. Então, por meio dessa tecnologia, é possível melhorar de forma significativa o atendimento.

Você sabia que é possível usar Voip no celular? Clique aqui e veja como funciona

Como é o funcionamento do SIP Trunking

Ele é útil para facilitar a interatividade com os clientes. Desse modo, o SIP Trunking pode receber chamadas locais ou nacionais e transformá-las em dados para viajar pela internet.

Ao passo que o SIP Trunk proporciona as mesmas funcionalidades de uma conexão digital (E1), porém ele não necessita de uma conexão única com a operadora. A conexão entre o PABX e a operadora que disponibiliza o serviço SIP Trunk é feita por meio da internet.

Por causa da flexibilidade do SIP Trunk, o gestor do negócio tem a possibilidade de utilizar mais de uma operadora com o serviço. Desse modo, é possível assegurar a disponibilidade em caso de interrupção do serviço.

Todavia, o recebimento de ligações por meio do SIP Trunk é realizado por meio de um número virtual (DID), que pode estar fisicamente localizado em outra cidade, estado ou até mesmo país.

Sip trunk e Voip
Sip Trunk e Voip

As vantagens do SIP Trunk

Conforme esse tipo de tecnologia traz uma série de benefícios para as empresas. Abaixo listamos alguns dos mais evidentes. Confira! 

Mobilidade

Nesse sentido, ao adotar o SIP Trunk os funcionários podem sempre se conectar utilizando os seus dispositivos com aplicativos VoIP flexíveis, que podem ser instalados de forma bastante segura. 

Portanto, graças a esse recurso do SIP e do VoIP as organizações podem contar com uma maneira eficiente de manter as comunicações caso a internet fique fora do ar.

Facilidade de gerenciamento

Assim, o SIP Trunk e os telefones VoIP contam com portais de gerenciamento intuitivos e que facilitam a administração no local. Bem como o ajuste do roteamento de chamadas, alteração de ramais ou da adição de linhas telefônicas completamente sob demanda.

Você sabe o que são discadores virtuais? Clique aqui e fique por dentro dessa importante tecnologia

Redução de custos

Enfim, sem equipamentos, sem serviços indevidos e sem mudanças repentinas nos planos, é certo que os custos são reduzidos com essa tecnologia. Sendo assim, dependendo do porte da empresa, a redução pode ser mais que 50% em relação à telefonia tradicional. 

O SIP Trunking é uma alternativa de tecnologia interessante para as empresas em geral

Ao adotar essa ferramenta então é possível estabelecer um elevado padrão de qualidade na comunicação, agilizando o atendimento aos clientes e obtendo excelentes resultados para o negócio.

Portanto, vale a pena conhecer mais a respeito do SIP Trunking para melhorar a comunicação da sua empresa.

Sobre a Sonax

A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.

Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.

Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

  • Sobre
  • Últimos Posts
sonaxblog
sonaxblog
sonaxblog
Últimos posts por sonaxblog (exibir todos)
  • Como limpar sua base de leads e aumentar conversões - 28 de agosto de 2025
  • Chatbot para Whatsapp: Conheça 10 Vantagens para Empresas - 23 de julho de 2025
  • Atendimento omnichannel: saiba como implementar de forma eficiente - 22 de julho de 2025

Artigos Relacionados

Headset Usb ou P2? Qual a Melhor Opção?

19 de abril de 2018sonaxblog

Bots de voz: Como podem ajudar na estratégia dos negócios

22 de abril de 2020sonaxblog

Soluções VoIP que podem melhorar o Home Office

3 de julho de 2020sonaxblog
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Faça uma visita

Matriz

Rua Juca Procopio, 268
Bairro dos Rodoviários
Caratinga – MG – 35302-025

Belo Horizonte

Av. Barão Homem de Melo, 4500
Bairro Estoril
Belo Horizonte – MG

Entre em contato

0800 591 5000
[email protected]

Mapa do site

• Ínicio
• FAQ
• Sobre Nós
• Blog
• Trabalhe Conosco
• Contato

Legal

• Política de Cookies
• Política de Privacidade

2023 © Sona Voip Telecomunicações Ltda – Todos os direitos reservados. | CNPJ: 11.833.079/0001-58